domingo, 6 de novembro de 2011

O SEGUNDO CONJUNTO DAS 7 DAS 95 TESES DO FREI MARTINHO LUTERO CONTRA O COMÉRCIO DAS INDULGÊNCIAS.

8a Tese - Cânones poenitendiales, que são as  ordenanças de prescrição.
9a Tese - Eis porque o Espírito Santo nos faz bem perante o papa, excluído este de todos os seus decretos e direitos o artigo da morte e da necessidade suprema.
10a Tese - Procedem desajuízadamente e mal os sacerdotes  que reservam e impõem aos moribundos poenitentias cononicas ou penitências para o purgatório a fim de ali serem cumpridas.
11a Tese - Este joio, que é o de se transformar a penitência e satisfação, previstas pelos cânones ou estatutos, em penitência ou penas do purgatório, foi semeado quando os bispos se achavam dormindo.
12a Tese - Outrora canonicae poenae, ou sejam penitência e satisfação por pecados cometidos eram impostos, não depois, mas antes da absolvição, com a finalidade de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar.
13a Tese - Os moribundos tudo satisfazem com sua morte  e estão mortos para o direito canônico, sendo, portanto, dispensados, com justiça, de sua imposição.
14a Tese - Piedade ou amor imperfeitos da parte daquele que se acha às portas da morte necessariamente resultam em grande temor, logo, quanto menor o amor, tanto maior o temor.
TWITTER: @prchaguri

1 comentários:

Dani Valverde disse...

Pastor obrigada pelos seus artigos. Precisamos sim de informação que nos agregue e acredite que o blog serve como uma traduçao de muitas coisas que lemos e nao compreendemos.

Em alguma oportunidade, gostaria que você escrevesse sobre o dom de linguas. o batizo do espirito santo. tenho muitas amigas que falam revelaçoes pra mim.... sei da verdade, mas nao sei como contestar...
ab, e feliz semana!