quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DEFINIÇÕES DOS DONS.

Relacionamos abaixo definições baseadas nos conceitos mais antigos encontrados no novo testamento precedentes de alguns dos mais comuns dos dons que nós vemos e admiramos na igreja (corpo de Cristo). Estão relacionados de tal modo a evitar qualquer sugestão de ordem de importância:
ADMINISTRAÇÃO: O dom do Espírito que concebe e supervisiona planos para o trabalho de Deus, trazendo progresso à causa e condições (materiais e humanas) para que sejam administrados.
APOSTOLADO: O dom do Espírito Santo para pioneiro, líder, que inicia igrejas ou as desenvolve, indo para lugares onde outros não iriam. Apostello quer dizer enviado para pregar. Paulo é o exemplo típico.
CONHECIMENTO: O dom concedido pelo Espírito capacitando o crente a reter conhecimento. Geralmente está (ou deveria estar) associado ao dom de ensino.
DISCERNIMENTO: É o dom de perceber o espírito que move as pessoas. Por “intuição” (Espírito Santo) percebe o estado espiritual de outros e ministra conforme a necessidade. Associado ao dom de exortação.
ENSINO: O dom para conceder instrução espiritual às pessoas (membros de igreja ou não) de modo que o evangelho seja compreendido e seguido, promovendo crescimento espiritual e unidade na fé.
CURA: É o dom de entender o funcionamento do corpo humano, discernir doenças, aplicar tratamentos e ajudar o doente a cuidar de seu corpo para que tenha saúde. Pode estar associado ao dom de milagres.
EVANGELISMO: O dom do Espírito para compartilhar o Evangelho e ver os descrentes se encontrarem com Jesus, unindo-se como membros responsáveis à igreja.
EXORTAÇÃO: O dom do Espírito que traz conforto, encorajamento e instrução àqueles que precisam de alguma ajuda, cura interior e nos relacionamentos. Ouvir e aconselhar oportunamente é a marca deste dom.
FÉ: O dom do Espírito para reclamar as promessas de Deus com inabalável confiança de que serão cumpridas. Está baseado num profundo conhecimento de Deus e de seu modo de agir encontrado na Bíblia.
HOSPITALIDADE: O dom do Espírito para acolher o abandonado e necessitado, fazendo com que cada pessoa sinta-se querida e confortável. Habilidade de amar e servir desinteressadamente.
ORAÇÃO INTERCESSÓRIA: Pessoas são chamadas para se importar e interceder em oração por outras, por atividades internas e externas à igreja. É o dom de apoio ao evangelismo e ao pastorado.
LIBERALIDADE: O dom do Espírito para dar liberalmente, com alegria, e com regularidade às necessidades da igreja e de indivíduos. Todos são chamados a dar, mas o dom capacita para mais.
LIDERANÇA: É o dom de envolver pessoas em uma visão, estabelecer objetivos, desenvolver estratégias para alcançá-los e vê-los realizados para a edificação da igreja; trazendo crescimento do reino de Deus.
MISERICÓRDIA/SOCORRO: O dom do Espírito para ser ter sensibilidade aos sentimentos e necessidades dos outros, dando-lhes auxilio que traz conforto e cura.
MISSIONÁRIO: É o dom para compartilhar o Evangelho de maneira eficaz noutro país, adaptando-se com espontaneidade e facilidade á diferentes culturas, climas e circunstâncias. Está associado ao dom de línguas.
PASTORAL: O dom do Espírito para ministrar, tanto direta como indiretamente, a todas as necessidades de cada membro da congregação e a pessoas que necessitem ser pastoreadas. Está ligado com o dom de exortação, da palavra, da sabedoria, da misericórdia e da liderança (entre outros).
PROFECIA: É o dom através do qual o Espírito transmite conselhos e instruções para a igreja por meio de visões e sonhos. Deus manifesta a Sua vontade através deste dom (Amós 3:7) para um grupo menor ou para a igreja como um todo. A inspiração profética pode ser usada por Deus como e quando Lhe apraz.
SABEDORIA: Dom que habilita para o entendimento de pessoas e/ou a igreja em partes e como um todo em sua complexidade, trazendo solução para problemas, libertação, harmonia, progresso e crescimento.
LÍNGUAS: É o dom pelo qual o Espírito capacita pessoas a falarem outras línguas, quer seja facilitando o aprendizado, quer habilitando a comunicação quando houver necessidade. Associado ao dom de missão.

0 comentários: