quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Zapatero e Obama se encontram hoje em café da manhã religioso

Zapatero e Obama se encontram hoje em café da manhã religioso
MUNDO - DO GMC, COM TERRA - NOTICIAS.TERRA.COM.BR
Publicidade

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, participa nesta quinta em Washington como convidado especial do "National Prayer Breakfast", um café da manhã que se trata, na verdade, de um evento anual político-religioso, que contará também com a presença do presidente americano, Barack Obama.

Embora não esteja prevista uma reunião bilateral entre os líderes, será o primeiro encontro entre eles desde a cúpula de Copenhague sobre a mudança climática, em dezembro.

O encontro entre Obama e Zapatero acontece depois que, no início dessa semana, o Governo dos EUA confirmou que Obama não vai participar da cúpula EUA-União Europeia, prevista para o mês de maio em Madri, uma das principais reuniões do semestre de Presidência espanhola da União Europeia.

Madri e Washington minimizaram a importância dessa ausência, insistindo na "excelência" das relações entre os dois países, que já realizaram duas reuniões bilaterais entre Obama e Zapatero em 2009.

Também está programado um encontro entre Obama e o rei da Espanha, dom Juan Carlos I, no próximo dia 17.

Além do café da manhã, que tem duração prevista de duas horas, Zapatero participará de um almoço-colóquio na Câmara de Comércio e pronunciará uma conferência no Conselho Atlântico, centro de estudos especializado em segurança e defesa.

Esta reunião - e sua visita a Washington - será concluída com um jantar com a presença de parlamentares, empresários e representantes da Administração americana.

0 comentários: