quinta-feira, 20 de março de 2008

Lágrimas do Odre de Deus
“Tu contaste as minhas vagueações: põe as minhas lagrimas no Teu Odre: não estão elas no Teu Livro?” Salmos 56:8

Dizem os historiadores, que ao alguém visitar as ruínas da antiga cidade romana de Pompéia, destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, no ano 79 A. D., pode-se ver muito de interesse, no museu que há ali. Nele é exposto um bom numero de itens escavados, que revelam as maneiras e práticas dos habitantes daquela cidade.
Um dos objetos que mais atrai as pessoas, é um pequenino frasco cilíndrico e pegajoso de sujo, que repousava num armário de parede, entre muitos outros itens existentes. Dizem os historiadores que esse frasco era uma garrafa na qual eram recolhidas as lágrimas dos pranteadores, nos funerais. Eram ajuntadas para que em dias futuros alguém pudesse lembrar da tristeza e do profundo senso de perda e aflição dos que haviam ali derramado lagrimas angustiosas.
Quando leio sobre Pompéia e sobre este frasco, me lembro da profunda solidão que Davi escreveu: “põe as minhas lágrimas no Teu Odre,” essas palavras ecoavam mais do que uma mensagem poética. Possivelmente aludia a um costume que nos seus dias era praticado, como ainda era muitos séculos mais tarde em Pompéia.
É uma experiência bem desoladora estar em dificuldades, grandes obstáculos, fortes emoções, um período de perplexidade, onde lágrimas rolam pela face machucada do desconforto. E o pior ainda é quando essas lágrimas não encontram se quer um odre, na tentativa de encher a esperança.
Meus amigos, do ponto de vista humano, Davi se encontrava justamente em circunstâncias tão terríveis, quando compôs o Salmos 56. Ali ele estava nas mãos dos filisteus, que eram inimigos fortes. A morte poderia ser o seu quinhão a qualquer instante.
Embora sofresse um pouco dos temores, a confiança seria levantada, ainda com lágrimas rolando.
Tristezas, provas e lágrimas, fazem parte da herança da humanidade. Quando elas chegam, porem, os filhos de Deus podem ter a certeza que sempre haverá uma esperança.
O Senhor é contigo! Ele é a tua força! Não desista!
Uma excelente semana.
Pr. Chaguri

7 comentários:

Nassif disse...

Grande amigo, muito bom o blog!!!
PArabéns!

filipe disse...

É UM TREMENDO PRAZER ... fazer parte de uma familia onde leva Cristo em primeiro lugar!!!
Tento aproveitar todos os conselhos e palavras de estimulo que sai da boca de um servo de Deus ... E tenho o Pr. João Claudio Chaguri não só como um Tio, mas também, como uma ponte de ligamento com Deus!! Onde sigo esse caminho para encontrar com o Mestre em breve ... Parabéns é um Lindo Blog !!!
Filipe Chaguri

Dauud disse...

Pastor Chaguri, eu gostei muito do blog. Contudo, sou um pouco suspeito para comentar, mesmo porque estou em primeira plana na foto do meu Batismo, aliás, o que muito me orgulha (se é que podemos ter orgulho por tal consecução). No entanto, o fato de ter sido o primeiro descendente de libaneses batizado na Comunidade Árabe Aberta, ainda mais por um ser que de certa forma passou a ser o meu "guru", não somente pelo seu dinamismo, mas porque verdadeiramente é abençoado por Deus, um verdadeiro ungido; acrescente-se, ainda, a sua condição de jovial de estar sempre planejando o bem estar do seu rebanho, incentivado o desenvolvimento intelectual e a verdadeira compreensão bíblica. Agradeço a Deus por Ele ter me colocado na vida deste Pastor, que está cumprindo sua Missão Divina, espelhado, não somente noutro "guru", que é o Pr (Qassis) Bichara, mas principalmente em Issa, o Nosso Salvador...

Gustavo Mariotto disse...

Pastor,

Parabéns pelo blog, muito bom!

Deus te abençoe!

Tite disse...

Nossa Senhora White, este blog ficou que é uma beleza!!rs
Grande Pr.Chaguri, parabéns pelo seu blog, que nosso "Bleneplasto" DEUS, continue abençoando seu ministério, e sua família, é um prazer fazer parte do seu aprisco, grande abraço.

Tite disse...

Nossa Senhora White, este blog ficou que é uma beleza!!rs
Grande Pr.Chaguri, parabéns pelo seu blog, que nosso "Bleneplasto" DEUS, continue abençoando seu ministério, e sua família, é um prazer fazer parte do seu aprisco, grande abraço.

Anônimo disse...

Olha eu aqui!!! só dando uma passadinha! parabëns e siga sempre adiante!
Taís Dantas
Fonoaudiólogo